Medal of Honor é a popular série de jogos de tiro em primeira pessoa que fez sucesso em diversas plataformas, começando pelo saudoso Playstation. Com a conhecida temática de guerra, as versões marcaram pela constante ação e cenas memoráveis, quem não lembra das cenas do ataque a Pearl Harbor no game Pacific Assault. Confira agora as melhores curiosidades do game.
Sucesso de Spielberg
O primeiro título, Medal of Honor (Playstation), lançado em 1999, veio logo depois do sucesso estrondoso do longa O Resgate do Soldado Ryan. O game foi idealizado justamente por Steven Spielberg, responsável pelo filme. O jogo incorporava a mesma temática sobre os conflitos da Segunda Guerra Mundial, e não demorou para cair nas graças dos donos do console, já que contava com belos gráficos e boa jogabilidade para a época.
Cães bons de mira
No jogo Medal of Honor: Underground (PS, 2000), em alguns momentos do game era possível enfrentar cães armados com metralhadoras e lançadores de mísseis. A cena estranha chamou muita atenção na época, já que o game carregava uma conduta mais séria. Em outras passagens os jogadores se deparavam com cavaleiros armados com escudos e machados, zumbis, robôs e outras bizarrices, coisa que se tornou muito comum nos jogos atuais.
Polêmicas
Como todo bom game recheado de violência e referências a conflitos da vida real, Medal of Honor foi pivô de algumas polêmicas durante os seus melhores anos. Talvez a principal delas tenha sido com a versão de 2010, quando o game teve a sua venda proibida no Canadá e Reino Unido devido à presença de uma facção Talibã no modo online. A loja Gamestop também entrou na onda, e se recusou a distribuir o game, o que não passava de babaquice, afinal ninguém vira talibã por conta de um jogo.
Áudio reciclado
As coincidências com o blockbuster O Resgate do Soldado Ryan não param só na temática e idealizador do game. A primeira versão do jogo, de 1999, contava com o seu áudio praticamente todo reaproveitado do longa metragem, incluindo trilha sonora, sons de disparos e explosões. Curiosamente, o filme recebeu prêmios pela bela trilha sonora, que posteriormente foi parar no game publicado pela Eletronic Arts, e que fez sucesso no PlayStation.
Depoimentos de soldados
Para produzir a campanha de Medal of Honor: Warfighter, os desenvolvedores conversaram pessoalmente com soldados e familiares, para entender um pouco mais sobre o drama de uma guerra. O governo americano demonstrando sua bizarrice de sempre fez com que a ideia não desse muito certo, já que alguns soldados terminaram punidos pela revelação de conteúdo sigiloso, e o game não foi um grande sucesso.
Final amargo
Depois do fracasso nas vendas e análises de Warfighter, a EA decidiu encerrar de uma vez por todas a produção de novos títulos da série, que já vinha enfraquecida. No total, o game vendeu pouco mais de dois milhões de unidades, e terminou retirado das prateleiras pouco tempo depois de seu lançamento.
O grande concorrente
Um dos principais fatores para a melancólica despedida de Medal of Honor foi a chegada de Call of Duty, que tirou a confortável posição do game da EA, que até então não tinha grandes concorrentes diretos. O blockbuster da Activision trazia campanha cheia de novidades, belos gráficos, e de quebra, um modo online incrível. Com os tempos, a vantagem de CoD só cresceu, inviabilizando sequer uma competição justa, atualmente a única competição para CoD e Battlefield.
Bem pessoal espero que todos tenham curtido essas curiosidades, se quiserem comprar o jogo encontre-o no Submarino. E isso ai em breve novos post com curiosidades e reviews de gamer para gamer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário